Jojo Maciel's profile

Poster Design: Batalha de Rima

O projeto de pôsteres a seguir foi baseados no trabalho do fotógrafo de eventos culturais Uroko-sama (Instagram: @urokosamaa). Ambos os pôsteres fazem referência ao evento Batalha do Ana Rosa  (Instagram: @batalhadoanarosa), onde a voz da periferia e do povo negro é expressada por MCs através de rimas.

Disponibilizo meu trabalho em duas versões: a primeira apresenta uma camada extra de efeitos, criada para reproduzir digitalmente as dobras e texturas do papel, proporcionando a sensação de segurar um pôster impresso ao visualizá-lo na tela. Já a outra versão exibe apenas a arte original, permitindo a apreciação de cada detalhe com maior clareza, contraste e intensidade nas cores.
O primeiro pôster apresenta o título em fonte gótica, estilo originário na Europa do século 12, tradicionalmente usado na impressão de livros. Apesar de sua antiguidade e de ter passado por um período de declínio após a segunda guerra mundial, o estilo tem ganhado destaque novamente, especialmente no design gráfico, por evocar uma sensação de rebeldia, e na moda, onde é visto em peças de roupa streetwear.

O streetwear, ou moda de rua, tem se inspirado cada vez mais na cultura pop, incorporando elementos da cultura japonesa, como animes, video games e mangás. Por isso, o título foi traduzido para ideogramas japoneses e escrito na vertical, proporcionando uma composição mais equilibrada.

Uma fonte inspirada em máquina de escrever foi escolhida para criar um contraste interessante, mantendo a personalidade e garantindo legibilidade na citação do rodapé.

As cores vermelho e preto foram escolhidas estrategicamente para complementar e causar impacto, contrastando com o tom de rosa pastel presente na fotografia e nos textos.
O segundo pôster busca inspiração na estética dos cartazes e capas de álbuns do punk, sub-gênero do rock que surgiu na década de 70. Após uma breve pesquisa sobre essa cultura, destacaram-se algumas características visuais: colagens, papéis amassados, letras rasgadas de revistas, gráficos e cores intensas. Todos esses elementos foram integrados ao design para transmitir, de forma organizada, a essência original de caos e rebeldia que o punk representa.

O pôster também inclui sprays de tinta, fazendo alusão ao grafite e prestando uma homenagem sutil aos artistas de rua que transformam muros em verdadeiras obras de resistência.
Poster Design: Batalha de Rima
Published:

Owner

Poster Design: Batalha de Rima

Published: